Repressão e abusos contra o Acampamento Emiliano Zapata em São Pedro da Aldeia

A luta pela terra no Rio de Janeiro teve mais um capítulo de repressão e violência, dessa vez em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. A acampada Marileide Ribeiro Lino, que atua junto com os trabalhadores rurais da agricultura familiar e da Fetagri-RJ, em acampamento acompanhado pelo Vice-Presidente da CTB RJ, Oto dos Santos, foi vítima de uma tentativa de intimidação por parte da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ).

A acampada foi abordada no último dia 6, quarta-feira, pela política militar, junto com o fazendeiro conhecido como Mateus, acusado de grilagem pelos trabalhadores do acampamento. Com os policiais agindo sob orientação do acusado de grilagem, segundo o relato dos trabalhadores, a Marileide teve seu carro revistado e ainda passou por uma vexatória, ilegal e abusiva revista de suas partes íntimas e sofreu diversos tipos de ofensas e ameaças.

Após a revista, os policiais e o fazendeiro seguiram o carro de Marileide até o acampamento. Quando a trabalhadora foi fazer a queixa na delegacia, os policiais e o fazendeiro já estavam lá e os policiais de plantão se recusaram a registrar a queixa, outra grave ilegalidade.

Os ataques ao acampamento Emiliano Zapata tem sido constantes. O fazendeiro em questão é acusado pelos acampados de proferir ameaças sob a falsa acusação de que seestava matando bois do fazendeiro.

“Os trabalhadores rurais estão temerosos que o pior pode acontecer com algum de nós. Precisamos do auxílio das autoridades contra os abusos constantes de poder nessa região. Os fazendeiros circulam nas viatura sempre juntos com os policiais militares fardados.”- denuncia o vice-presidente da CTB RJ, Oto dos Santos.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s