Sindicato dos Servidores Municipais de Natividade cobra direitos da categoria em reunião com Prefeitura

Membros da Diretoria do Sindicato se reuniram hoje (08/01), com o Prefeito Severiano Antônio Rezende (Severiano Neném), o ponto número 01 da pauta trata da questão da implementação do conserto dos planos de cargos carreiras e salários, em cumprimento ao acordo firmado entre Sindicato e Governo durante as negociações salariais do ano passado.

Foi apresentado pelo sindicato o detalhamento dos cálculos e das estratégias para se corrigir as aberrações dos planos anteriores. Diante da apresentação do impacto financeiro feito pelo sindicato, correspondendo ao valor de 135 mil reais por mês e, diante da impossibilidade financeira do Município de arcar com os referidos impactos sem efetuar cortes, ficou agendado nova reunião para a última semana de janeiro, onde será apresentado pela Secretaria de Administração, um esquema de cortes em alguns gastos específicos, visando com que sobrem recursos para suportar estes impactos financeiros.

Como o prefeito compreendeu a grande necessidade de se consertar os planos, os próximos passos do Sindicato é chamar os Servidores para reuniões setoriais onde será detalhada a proposta de conserto dos planos e também serão preparadas as assembleias gerais.

As assembleias são necessárias, pois nelas que se decide em função da pauta apresentada ao prefeito e, de acordo com o que foi atendido ou não, quais rumos os servidores devem tomar. Se seguem numa linha de continuidade das negociações, ou se toma providências judiciais e aguarda os resultados, ou se parte para uma linha mais agressiva de paralisações, manifestações e greves.

Os Diretores do Sindicato alertam aos servidores que a decisão tem de ser tomada em assembleia devidamente convocadas pelo Sindicato para tenham valor legal e, alertam também que a união dos servidores ajuda e muito no processo de negociação, pois quando os Servidores se juntam, os Prefeitos se sentem pressionados e cedem nas negociações e mais direitos são garantidos. Daí a necessidade de todos terem clareza da necessidade de sua participação nas reuniões e nas Assembleias gerais.

Sobre o 13º salario:

Assunto que não sai da pauta dos Servidores é o pagamento do 13º salário do ano de 2017, que também foi objeto de discussão na reunião, o Prefeito reafirmou o que já havia divulgado anteriormente: que não tem recursos para pagar esta folha extra e, que depende da venda da folha de pagamento para os bancos.

O Prefeito informou que está em processo de negociação com os bancos em busca do acerto da venda e que será aberto novamente um processo licitatório mais simples, visando agilidade na transação, para conseguir os recursos financeiros para pagamento do 13º salário.

O Presidente do Sindicato informa que apesar das dificuldades financeiras apresentadas pelo Município, os servidores têm que receber, uma vez que se trata de salários e todas as possibilidades estão em estudo e as providências que puderem ser tomadas, de acordo com as orientações do jurídico do Sindicato, serão tomadas, a questão é garantir que os Servidores recebam o mais rápido possível.

Os servidores têm cobrado muito, soluções para seus problemas, com destaque para a questão salarial, durante o ano de 2017 houve uma tolerância, visando com que o novo governo tivesse um tempo para se organizar. Passados um ano, não dá para ter nenhum tipo de tolerância com perdas e atrasos salariais. O caminho para conseguir corrigir os salários é fazer conta, ver onde estão os ralos estancá-los, fazendo as economias necessárias.  Para isto ocorrer, um ingrediente essencial é a união dos Servidores efetivos.